27 fevereiro, 2007

Blood diamond


Depois de muitas opiniões positivas sobre este filme, e depois de ter passado despercebido nos óscares (5 nomeações/0 óscares), resolvi-me a ir ver este filme protagonizado por um Leonardo Di Caprio que tinha estado muito bem em Departed (esse grande vencedor nos óscares - 5 nomeações/4 óscares)...

O filme descreve de uma forma muito singular, nua e crua, a realidade que se vive em África, mais propriamente na Serra Leoa. Acho que o que faz as pessoas gostarem mais deste filme, é o facto de as chocar e fazê-las pensar na realidade que ali se está a retratar e na história de sucesso de um pescador (interpretado por um Djimon Hounsou em excelente plano), que é apenas um que sobrevive entre MILHÕES que morrem.

TIA (This is Africa) é frase que melhor descreve todo o filme... é a dureza, a frieza, a luta incondicional pela sobrevivência (seja a que custo for). Inundado de bonitas paisagens africanas, este filme que esteve quase a ser um romance (não fosse Maddy Bowen - Jennifer Connelly - ter afirmado que Danny Archer - Leonardo Di Caprio - nunca lhe daria uma "queca"), acabou por retratar uma história de vida do ponto de vista de quem a está a viver.

Resumindo e baralhando, este é um bom filme que aconselho, mas não deixa de ser um filme muito real, mas demasiado tentado a agradar ao espectador. Nesta mesma onda, gostei bastante mais do The Constant Gardener.

Sem comentários: