24 janeiro, 2007

Babel: 2 a favor, 1 contra...



Depois de ter ouvido 2 opiniões absolutamente contrárias sobre este filme, achei que era tempo de o ver, eu próprio; pelo título, podem já perceber que eu gostei... Entretanto, também descobri alguém que viu o mesmo filme...

Este tipo de filmes anda um pouco "na moda": Crash, 21 Grams ou Traffic são apenas alguns exemplos de outros filmes em que se mostra a mesma história de diferentes pontos de vista ou existem diferentes histórias contadas que acabam por ter algo em comum.
Não entendam "na moda" num sentido negativo, digo isto apenas porque não é o filme clássico e ultimamente tem-se visto cada vez mais... e eu até gosto! Há uns anos atrás, o visionário Quentin Tarantino, já tinha tido uma ideia semelhante, com o fantástico Pulp Fiction, que ainda hoje é uma das referências da minha juventude (tinha 18 anitos na altura).

De todos, este não é o mais bem conseguido, pois concordo que algumas das histórias periféricas são demasiado exploradas... talvez não houvesse necessidade.

Ainda assim, passa-se a ideia de que a globalização faz com que, e passo a expressão, o mundo pareça um penico. As relações causa/efeito vistas de uma forma global fazem-nos pensar. Imaginem se o japonês não tivesse oferecido a espingarda ao marroquino, nunca teria acontecido nada aos americanos, nem os filhos deles teriam ficado perdidos no deserto, perto da fronteira dos Estados Unidos com o México...

Mais um para ver... ao que parece já foi premiado nos Globos de Ouro (Best Motion Picture - Drama), vamos ver é nos óscares!

1 comentário:

Anónimo disse...

Nao perder o "Terceiro Passo" (The Prestige) e o "Scoop" q por aí andam e são bom entertainment!